Importância de um currículo

Em um mercado cada vez mais movimentado, competitivo e globalizado, os profissionais que estão selecionando precisam ser dinâmicos e ágeis para a triagem dos currículos. 

 

De acordo com Rodrigo Parisi, diretor da Hays, empresa de recrutamento, a média de tempo que um entrevistador analisa um currículo é de 2 a 3 minutos no máximo. Por isso, objetividade e capacidade de síntese são essenciais para elaboração do seu currículo.

 

Muitos profissionais ficam confusos na hora de estruturar ou atualizar seu currículo, e muitas dessas dúvidas estão relacionadas ao conteúdo e disposição das informações. 

 

Um currículo bem estruturado não requer exigências extraordinárias, mas sim informações relevantes, verdadeiras, e que demonstrem a trajetória profissional de forma simples e objetiva, fáceis de serem encontradas. 

Seu currículo é uma vitrine e seu cartão de visitas. Você pode conquistar ou perder uma entrevista com apenas uma olhada rápida no seu currículo.

5 erros fatais de um currículo

1
2
3
4
5

Auto avaliação comportamental

Auto avaliação comportamental: atualmente existem diversas ferramentas eficazes para análise comportamental dentre elas, DISC, MBTI, Hogan, Quantum e Discovery Insights e grande parte das empresas as utilizam para identificar seu estilo. Por isso colocar “sou de fácil relacionamento, perfil dinâmico, extrovertido, flexível, pontual e com excelente habilidade de comunicação” não vai lhe favorecer.

Mentir 

Não adianta escrever que tem habilidade que não possui, apenas para conseguir a vaga. Isso pode comprometer sua credibilidade frente ao entrevistador. Quer um exemplo? Inglês fluente. No momento da entrevista a selecionadora começa a falar em inglês e você não tem a fluência que escreveu no seu currículo. E agora?

Erros de português

Este também é um dos erros cruciais para apresentação do currículo =(

Informações erradas ou incompletas

Erros nas datas do período de trabalho ou informações de cursos ou formação acadêmica sem data ou sem informação de conclusão, não é um bom sinal. Isso pode demonstrar que as informações não são reais.

Currículo longo ou curto demais

Um currículo de 3 ou 4 páginas com muitas informações e detalhes não relevantes, faz com que o entrevistador nem leia com atenção ou até mesmo descarte seu currículo. Entretanto ½ currículo também não é atrativo, pois demonstra falta de informação ou dados incompletos..

Atendimento em todo Brasil!

Segunda a sexta

9h às 17h

Acesse os canais abaixo e compartilhe!

  • LOGO INSTAGRAM
  • FACEBOOK LOGO
  • LinkedIn Social Icon