Importância de um currículo
Em um mercado cada vez mais movimentado, competitivo e globalizado, os profissionais que estão selecionando precisam ser dinâmicos e ágeis para a triagem dos currículos.
De acordo com Rodrigo Parisi, diretor da Hays, empresa de recrutamento, a média de tempo que um entrevistador analisa um currículo é de 2 a 3 minutos no máximo. Por isso, objetividade e capacidade de síntese são essenciais para elaboração do seu currículo.
Muitos profissionais ficam confusos na hora de estruturar ou atualizar seu currículo, e muitas dessas dúvidas estão relacionadas ao conteúdo e disposição das informações.
Um currículo bem estruturado não requer exigências extraordinárias, mas sim informações relevantes, verdadeiras, e que demonstrem a trajetória profissional de forma simples e objetiva, fáceis de serem encontradas.

Seu currículo é uma vitrine e seu cartão de visitas. Você pode conquistar ou perder uma entrevista com apenas uma olhada rápida no seu currículo.
5 erros fatais de um currículo
1
2
3
4
5
Auto avaliação comportamental
Auto avaliação comportamental: atualmente existem diversas ferramentas eficazes para análise comportamental dentre elas, DISC, MBTI, Hogan, Quantum e Discovery Insights e grande parte das empresas as utilizam para identificar seu estilo. Por isso colocar “sou de fácil relacionamento, perfil dinâmico, extrovertido, flexível, pontual e com excelente habilidade de comunicação” não vai lhe favorecer.
Mentir
Não adianta escrever que tem habilidade que não possui, apenas para conseguir a vaga. Isso pode comprometer sua credibilidade frente ao entrevistador. Quer um exemplo? Inglês fluente. No momento da entrevista a selecionadora começa a falar em inglês e você não tem a fluência que escreveu no seu currículo. E agora?
Erros de português
Este também é um dos erros cruciais para apresentação do currículo =(
Informações erradas ou incompletas
Erros nas datas do período de trabalho ou informações de cursos ou formação acadêmica sem data ou sem informação de conclusão, não é um bom sinal. Isso pode demonstrar que as informações não são reais.
Currículo longo ou curto demais
Um currículo de 3 ou 4 páginas com muitas informações e detalhes não relevantes, faz com que o entrevistador nem leia com atenção ou até mesmo descarte seu currículo. Entretanto ½ currículo também não é atrativo, pois demonstra falta de informação ou dados incompletos..